Alto Araguaia, MT – As acadêmicas do oitavo semestre do curso de biologia da Universidade Aberta do Brasil (UAB), pólo instalado no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), Jovelina Maria Barbosa, Juliana Almeida Santos e Luzilene Porto de Moraes Machado, a Lena, escolheram o Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa, no Bairro Boiadeiro, para desenvolver atividade de campo prevista na disciplina de estágio supervisionado. A entrega do trabalho aconteceu no dia 31 de outubro juntamente com apresentação à professora Leila Gattass e demais acadêmicos do curso.
Além do aspecto teórico com base em dados de desapropriação da área, tempo para conclusão da obra e inauguração, o trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um mapa ilustrando os locais de caminhada, a localização das academias populares, do parque infantil e do Córrego Boiadeiro. Os alunos também se preocuparam em mencionar no trabalho a identificação das árvores distribuídas no espaço no parque bem como sua utilização por parte dos frequentadores.
[caption id="attachment_29709" align="alignleft" width="220"]
O trabalho foi elaborado pelas acadêmicas Jovelina Maria Barbosa, Juliana Almeida Santos e Luzilene Porto de Moraes Machado, a Lena[/caption]
Durante o trabalho, os alunos também observaram a necessidade e promoveram a instalação de uma lixeira nas proximidades do Córrego Boiadeiro para contribuir com a limpeza do espaço.
“Percebemos que a história, a biologia, a geografia e a ciência trabalhados num só espaço. É um ambiente excelente para a promoção da qualidade de vida. Para o desenvolvimento do trabalho obtiveram informações muito importantes na prefeitura. Esperamos que nosso trabalho tenha contribuído de alguma forma e que as pessoas valorizem o parque. A elaboração do painel foi facilitar a localização para os frequentadores sejam eles locais ou os turistas que passam por nossa cidade”, disse Lena.
O PARQUE
Um dos pontos mais visitados no município de Alto Araguaia é o Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa. O espaço foi inaugurado em 2008 e ocupa uma área de cerca de cinco hectares. Cercado de verde e sombreado, local é privilegiado tendo ainda o Córrego Boiadeiro ao fundo.
Essas características fazem o espaço receber dezenas e até centenas de pessoas diariamente interessadas em fazer caminhadas, turismo e até mesmo se refrescar em dias quentes. É considerado o maior espaço verde dentro do município. É como se fosse uma pequena floresta de cerrado no perímetro urbano da cidade. Só que com um detalhe: além das espécies nativas como Ipê (várias espécies), Lixeira do Cerrado, Boca Boa, Araçá, Aroeira, entre outras, conta também com árvores frutíferas que garantem alimento a frequentadores e aos pássaros do cerrado.
Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br